sábado, 21 de abril de 2012

Aula de música para crianças de 4 a 5 anos.


Jogo dos timbres e pulsação:

1.       Conteúdo: Timbre.

2.       Objetivo: desenvolver a escuta atenta dos sons do meio ambiente e identificar as fontes sonoras.

3.       Material necessário: CD com sons, fichas com as figuras.

Descrição do jogo:

Inicia o jogo com a parlenda “Hoje é domingo”, com as crianças caminhando pela sala ou pátio na pulsação, batendo palmas, com isso a criança interioriza o pulso da música, brincando. (repetir quantas vezes necessárias).

Segunda fase, repetir a mesma fase, mas agora entregando os instrumentos de pequena percussão: (ganzás, pau de guizo, palminhas, chocalhos). Nesta fase além de trabalhar o pulso, vamos trabalhar a questão do silêncio, as crianças caminham pela sala ou pátio com os instrumentos abraçados, sempre quando o cantor falar: “Acabou-se o mundo”, as crianças tocam os instrumentos se abaixando “simbolizado que estão caindo no buraco, e logo em seguida se levando”, quando a música iniciar novamente o professor deve fala “o instrumento dormiu”, com este comendo as crianças devem abraçar novamente os instrumentos fazendo o silêncio para ouvir a letra da música para saber a hora certa de tocá-los, com isso elas aprendem sobre o silencio.

Esta parte do jogo sobre a pulsação, sempre deve ser feita no inicio das aulas, além de ser um bom aquecimento e socialização, eles aprendem brincando novas canções e o principal; a pulsação e andamento. E por ser a base de qualquer atividade rítmica, é muito importante que o professor estimule este aspecto através de jogos e canções, desde o primeiro momento.

No segundo momento vamos trabalhar o timbre, espalhe pela sala ou pátio as ficha das figuras que vamos trabalhar. Com o cd tocar o primeiro timbre e pedir que as crianças encontre a ficha que corresponda o timbre tocado. Quando a criança encontrar à ficha correta, pedi lá que represente o som desta ficha.

Este jogo tem duração de duas ou três aulas de 50 min., de acordo com o nível da turma.





1º Estrutura das duas primeiras aulas:

1.       1ª e 2ª Fase do jogo da pulsação (15 min.)

2.       Jogo do timbre: (20 min.)

3.       Flauta Pedagógica Lepique (15 min.)



2º Estrutura da terceira aula:

1.       Caderno de música: Trabalhar os diferentes timbres, reconhecer e identificar, como os tipos de sons do corpo humano, sons da floresta, fazenda e os sons de casa. (Ficha 2,3,4,5,6,7).

2.       Flauta Pedagógica: Trabalhar a postura, respiração, notas Mi, e Ré, dedo 1 e 2, aquecimento com notas longas , com parlendas simples, primeiro cantando e posteriormente tocando na flauta.

Esta parte e a especifica, portanto, 35min. Para o caderno de música. E 15min, para a flauta.

Exemplos de Fichas de Figuras:









Bom, até mais, espero que este jogo ajudem a todos.

Eudes Da Cunha.

Nenhum comentário: