sexta-feira, 10 de maio de 2013

III Curso de Inverno - 2013


Atelier Musical Enny Parejo
formação e atualização para educadores

III Curso de Inverno - 2013


 

Local dos encontros:
Atelier Musical Enny Parejo
Alameda Barão de Limeira, 1480, apto. B3 – Barra Funda - São Paulo
(Metro Marechal Deodoro)
Informações e inscrições com Enny:
Fone: 11-3662 5046 ou pelo e mail enny_parejo@uol.com.br


Iniciação e Sensibilização Musical
Módulo II – Práticas Musicais

A função da música e do artista criador é clarificar as grandes ideias filosóficas e científicas da sociedade onde vive.
H.J. Koellreutter

Encorajar a experimentação com sons
Ouvir a música de outros compositores
Criar novas notações...
J. Paynter

(...) ainda não encontrei uma criança que fosse incapaz de realizar uma peça musical original.

Acredito que o caminho para melhorar a paisagem sonora mundial é muito simples. Precisamos aprender a ouvir. Parece que esquecemos esse hábito. Precisamos sensibilizar o ouvido para o mundo miraculoso de sons à nossa volta.
M. Schafer

         
Este curso proporá uma imersão em vivências e reflexões sobre música ao longo de três dias intensivos. Um novo paradigma filosófico para a Educação Musical se anuncia, amparado nas teorias da Complexidade e da Transdisciplinaridade que oferecem a possibilidade de compreender o aluno, a educação e a própria realidade como processos multidimensionais.

Este módulo de curso focalizará especificamente as questões relacionadas à  Pesquisa e Produção Sonora, Processos de Criação, Improvisação e Sonorização. Para tanto ideias de H. J. Koellreutter, M. Schafer e J. Paynter  serão apresentadas e colocadas em prática, inserindo a Educação Musical no contexto amplo do tempo presente e da música que ele requer. Como estratégias básicas serão propostas vivências práticas, improvisação e criação com sons, leituras, discussões, vídeos.

Dirigido a Educadores musicais, professores de Educação Artística, Educação Infantil e Ensino Fundamental (com experiência musical mínima);estudantes de música e educação artística e demais interessados em música e desenvolvimento humano.

Datas e horários
15/07 (2ª feira) – 9h00 as 13h00; 14h30 as 18h30; 19h00 as 21h00 – Total: 10 horas
16/07 (3ª feira) – 9h00 as 13h00; 14h30 as 18h30; 19h00 as 21h00 – Total: 10 horas
17/07 (4ª feira) – 9h00 as 13h00; 14h30 as 18h30; 19h00 as 21h00 – Total: 10 horas

Uso do tempo: das 9h00 as 13h00 (atividades práticas), das 14h30 as 18h30 (discussão de textos e atividades práticas)  e das 19h00 as 21h00 (assistência a vídeos, atividades de relaxamento e integração).

Conteúdos:
         Escuta, reconhecimento e produção de sons;
         Pesquisa sonora: voz, instrumentos e fontes sonoras;
         Escuta dos sons do mundo e do silêncio;
         Criação e composição com sons;
         Escritura musical simbólica;
         Sonorização;
         Modelos de Improvisação.

Carga horária total: serão certificadas 35 horas.

Investimento: R$ 650,00

Formas de pagamento:
·        A vista no ato da inscrição: R$ 650,00, ou
·        Duas vezes de R$ 340,00, uma no ato da inscrição e cheque para 30 dias.

Incluído no valor do curso:
-        1 apostila
-        1 CD
-        Lanche as 18h00.

Professor: Enny Parejo

Enny Parejo Doutora em Educação-Currículo pela PUC de São Paulo. Bacharel em Piano pela Faculdade Paulista de Arte (1984). Especialista em Pedagogia Musical pela pesquisa autodidata e pela participação em diversos cursos (Brasil, França, Espanha e Áustria). Membro do grupo de pesquisa Ecotransd: ecologia dos saberes, transdisciplinaridade e educação. Autora das obras “Musicalizar – uma proposta para vivência dos elementos musicais” (São Paulo, 1987),“Estorinhas para Ouvir – aprendendo a escutar música” (São Paulo, 2007) e de diversos artigos sobre educação musical em obras coletivas. Professora da Pós Graduação em Educação Musical e da Licenciatura em música da FIC – FACULDADE INTEGRAL CANTAREIRA. Coordenou o Departamento Infanto-juvenil da Universidade Livre de Música Tom Jobim do Estado de São Paulo, de 1994 a 1998. Elabora cursos para formação e atualização de professores de música e ensino fundamental que vêm sendo ministrados em diversos espaços da capital, do interior paulista e de outros estados. Dirige o ENNY PAREJO ATELIER MUSICAL.


Oficina de Música e Lutheria Experimental
criação e construção de instrumentos musicais e musicalização

Esta oficina terá os seguintes objetivos: proporcionar aos professores e educadores participantes, conhecimentos artísticos que possam ser utilizados em seus trabalhos de educação em salas de aula; estimular a criatividade musical através de experiências sonoras utilizando os instrumentos musicais criados e construídos pelos alunos; perceber a relação existente entre artesania, lutheria, artes visuais e música com outras áreas como matemática, história e antropologia; estimular o desenvolvimento motor; estimular o gosto pela artesania; estimular a criatividade por meio da experiência de transformar  uma grande diversidade de matéria–prima em instrumentos musicais, esculturas ou brinquedos sonoros; estabelecer uma relação entre arte e meio ambiente; despertar e desenvolver o senso estético de expressão artística realizada com baixo custo, através de instrumentos construídos com materiais alternativos.
A oficina divide-se em duas fases:
1-       Criação e construção de instrumentos musicais – os participantes irão fabricar instrumentos de cordas, sopros e percussão. Utilizarão matérias-primas alternativas de fácil acessibilidade e baixo custo como plástico, papel, borracha, metal e também sucatas variadas.
2-      Música experimental – os participantes irão compor e tocar, peças musicais utilizando os instrumentos musicais construídos na oficina.
   
Dirigido a: Professores e arte educadores; músicos ou profissionais e estudantes da área artística.

Datas e horários
18/07 (5ª feira) das 9h00 as 13h00 e das 14h30 as 18h30;
19/07 (6ª feira) das 9h00 as 13h00 e das 14h30 as 18h30.

Carga horária total: Serão certificadas 20 horas

Investimento: R$ 290,00

Conteúdos:
-        Informações teóricas e práticas sobre a construção de instrumentos;
-        Fabricação de instrumentos musicais de sopros, percussão e cordas;
-        Composição e execução de peças musicais utilizando os instrumentos construídos.

Lista de materiais que os participantes deverão providenciar:

-        Bexigofone: 50 cm de tubo de PVC de 40 mm de diâmetro  para esgoto; 3 bexigas número 9; 10 cm de mangueirinha de chuveiro; 1 lixa grana 80 e 1 rolo de fita crepe.
-        Flauta Hidráulica: 50 cm de mangueira transparente de ½ polegada de diâmetro tipo de jardim; 3 bexigas número 9.
-        Flauta Pan de Mangueira – Zamponha: 1 metro de mangueira transparente de ½ polegada de diâmetro tipo de  jardim; 1 rolo de fita crepe fita crepe
-        Tambor de PVC: 50 cm de tubo PVC de 3 polegadas de diâmetro de esgoto;
-        5 bexigas número 9.
-        Pau de chuva de conduíte: 1,50 metros de conduíte para fio elétrico sanfonado, amarelo tipo garganta; 200 gramas de pedrinha de aquário fina.
-        Saxofone de PVC: 1 metro de tubo de PVC marrom para água de ½  polegada de diâmetro; 4 conexões modelo cotovelos de tubo de PVC marrom para água de ½  de polegada de diâmetro; 1 garrafa PET tamanho grande
-        Cuíca de lata: 1 lata de ¾ de galão de tinta ( Limpo ) ou 1 lata de leite em pó tamanho grande; 6 varetas de bambu para churrasquinho.
-        Clavas de PVC uma oitava: 2 metros de tubo de PVC de 40 mm de diâmetro (Branco de esgoto); 8 CAPS  - Tampão de tubo de PVC de 40 mm de diâmetro (Branco de esgoto)
-        Observação: Caso seja necessário para transporte, os tubos poderão ser cortados em tamanhos de 1 metro de comprimento para facilitar o transporte.
-        Berimbau e Marimbau: 2m de PVC de ½ polegada marrom; 1 cabo de vassoura; 1 acordoamento de violão de seis cordas de aço; 1 rolo de barbante de algodão; 1 garrafa PET verde lisa; 12 latas; 1 folha de papel cartão.
-        Flauta Doce de Papel: 1 folha de papel cartão gramatura grossa; 50 cm de cabo de vassoura; 1 tubo de cola de madeira.
Formas de pagamento:
-        A vista no ato da inscrição: R$ 290,00 ou
-        Duas parcelas de R$ 160,00, uma no ato da inscrição e cheque para 30 dias.

Incluído no valor do curso:
-        1 Apostila

Professor: Fernando Sardo (www.fernandosardo.com.br)

Músico multi–instrumentista, compositor, artista–plástico, luthier e artista educador. Constrói instrumentos, esculturas sonoras e instalações musicais que podem ser encontrados em diversos parques e espaços culturais no Brasil e no exterior. Ao longo de sua carreira, já participou de várias trilhas sonoras para cinema, dança e teatro, e diversas exposições (individuais e coletivas) em espaços culturais e instituições. Seu trabalho diverso assim como seus projetos de arte-educação podem ser encontrados e foram desenvolvidos no Brasil e exterior. Desde 1989, ministra oficinas de música e lutheria, que fazem parte de um trabalho artístico e social que aponta para a democratização da cultura e da educação. Nelas, o público tem a oportunidade de construir e tocar seus próprios instrumentos e também aprender sobre música e ecologia, um incentivo à criatividade, à crítica e à reflexão. Seu trabalho é fruto de uma pesquisa, iniciada em 1980, em música e lutheria étnica de diversas épocas e culturas distintas e só se fez possível devido ao caráter cosmopolita da metrópole paulistana. A partir daí, construiu mais de 100 instrumentos musicais com matérias–primas alternativas e esculturas sonoras. Esta pesquisa caracteriza as suas composições musicais que contém uma grande variedade de timbres e sonoridades. Possui seis CDs gravados. Destes, quatro com o grupo Ya Nur, um com o grupo GEM, e um solo. Atualmente faz apresentações musicais e exposições em diversos espaços públicos e privados, nos SESC, por todo Brasil. Em 2011, esteve no Festival Europália Brasil, na Bélgica, em Antuérpia e Gent, com a apresentação O Som e a Matéria. Em 2008, esteve na 28ª Bienal de São Paulo com a instalação sonora Dessintetizador e o grupo GEM, sendo pioneiro em apresentações musicais dentro da Bienal de Artes Plásticas de São Paulo.


Oficina de construção de instrumentos musicais com materiais alternativos

Nesta oficina, os participantes terão a oportunidade de vivenciar um processo criativo de produção. Serão construídos instrumentos de percussão, sopro e cordas com materiais alternativos como: Tubos de PVC, potes plásticos, tampas e garrafas PET, conduítes, bexigas, latas, caixas de papelão, elásticos, madeira entre outros. No final do processo os participantes serão convidados a utilizarem seus instrumentos numa performance musical coletiva.

Dirigido a Educadores, artistas e estudantes da área artística.

Datas e horários
20/07 (sábado) – 9h00 as 13h00; 14h30 as 18h30

Conteúdos:
-  Construção de instrumentos musicais com materiais alternativos;
-  Elaboração de uma performance musical (noções de composição e improviso).

Carga horária total: serão certificadas 8 horas.

Investimento:  R$ 170,00 reais

Formas de pagamento:
·        A vista no ato da inscrição: 170
·        Duas parcelas de  R$ 90,00, uma no ato da inscrição e cheque para 30 dias.

Incluído no valor do curso:
-        Materiais para a fabricação dos instrumentos.
-        1 apostila

Professores: Flávio Cruz e Kelly Guimarães

 Flávio Cruz é um músico que busca de forma lúdica e simples criar peças musicais com sonoridade peculiar. Faz uso de instrumentos musicais construídos por si próprio e utiliza utensílios do cotidiano e sucata como suportes para o desenvolvimento desse trabalho. Atua também como artista educador ministrando oficinas de construção de instrumentos musicais alternativos, esculturas sonoras, captação e edição de áudio.  Atualmente é integrante do grupo GEM e em 2008, esteve na 28ª Bienal de São Paulo com a instalação sonora Dessintetizador.

Kelly Guimarães é musicista, dançarina popular e narradora de histórias. Realiza pesquisas em comunidades tradicionais, aprende diretamente dos mestres brincantes, todo o universo da cultura popular tradicional em suas diversas linguagens, como: música, dança, teatro de bonecos, narração de contos e causos, construção de instrumentos e brinquedos tradicionais, confecção de máscaras, adereços e figurinos. Atua como artista educadora em escolas públicas e particulares, universidades, bibliotecas, teatros, espaços comunitários e praças públicas

 Musicalização para Bebês
A música permite ao bebê comunicar-se
com as pessoas  e com o mundo...
O bebê estará totalmente entregue 
às maravilhosas interações
que teremos com ele
em sua tenra infância.
A música e as brincadeiras criarão
 uma cumplicidade afetiva...
 O bebê desenvolverá autoestima,
autoconfiança e conquistará
facilmente seu lugar na vida social.

Este curso tem por objetivos discutir conteúdos e procedimentos didáticos utilizáveis na sensibilização e estimulação musical de bebês; fundamentar a atividade de musicalização nessa faixa etária; preparar o professor para atuar expressivamente e “improvisar” nas situações inusitadas que se apresentam nas aulas com os pequenos; apresentar e discutir repertórios de canções, parlendas e ritmos interessantes para promover a imersão sensorial do bebê no mundo da música, e, sobretudo, abrir espaço para frutíferas trocas de experiências entre os participantes.

Dirigido a: professores e estudantes de música; professores de educação infantil e creches; profissionais de berçário, pais carinhosos e demais interessados em música e desenvolvimento humano.

Datas e horários
21/07 (domingo) – da 9h00 as 13h00 e das 14h30 as 18h30;
22/07 (2ª feira) – da 9h00 as 13h00 e das 14h30 as 18h30;

Carga horária total: serão certificadas 20 horas

 Investimento: $ 330,00

Conteúdos:
-        O bebê e a música: aspectos neurológicos e do desenvolvimento infantil – literatura especializada;
-        A atitude do professor: observação, interação e comunicação;
-        A estimulação do bebê: auditiva, visual, tátil e motora;
-        A importância do toque e da escuta da voz materna para o desenvolvimento afetivo do bebê;
-        Estratégias didáticas privilegiadas: canções para tocar o bebê, apresentação de instrumentos e fontes sonoras interessantes.
-        A preparação de mamães e babás para atuar musicalmente com o bebê.

Formas de pagamento:
-        A vista no ato da inscrição: R$ 330,00 ou
-        Duas parcelas de $ 180,00, uma no ato da inscrição e cheque para 30 dias.

Incluído no valor do curso:
-        1 Apostila
-        1 CD
-        Apresentações do PowerPoint de fundamentação da proposta.

Professora: Enny Parejo

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