domingo, 11 de julho de 2010

Atividades das fanfarras melhoram desempenho de alunos na escola

Banda fanfarra, cineclube são parte das atividades cotidianas de estudantes de escolas públicas de educação integral, que participam do programa.


. Existem relatos, de que atividades lúdicas, culturais e esportivas na escola ajudam a reduzir a violência, a melhorar o aprendizado e a aproximar da escola pais e mães..

Banda e fanfarra – É composta de, nove cornetas, quatro cornetões, dois surdos, dois bumbos, dois pratos de 14 polegadas e duas caixas de guerra de 13 centímetros por 14 polegadas.

Bandas e fanfarras tem como objetivos tem como objetivo "difundir uma iniciação de musicalidade, para desenvolver a coordenação motora, o ritmo, harmonia e a melodia".

Os ensaios acontecem uma vez por semana, em cada escola, com a ajuda de uma assistente, sendo realizados durante o intervalo entre as aulas ou, então, no período do dia que os alunos não estão em sala de aula. E o resultado deste esforço pode ser conferido durante as apresentações que acontecem regularmente. "As apresentações são feitas em escolas, inaugurações, clubes e entidades civis e militares".

Breve Resumo - História do início das bandas no Brasil

Século XVIII

Surgem, no Rio de Janeiro, as primeiras bandas de música, formadas por barbeiros - escravos em sua maioria -, que tocavam fandangos, dobrados e quadrilhas, em festas religiosas e profanas. 1831

São criadas as bandas de música da Guarda Nacional, e esta arte se espalha pelo país. 1896

Anacleto de Medeiros funda a mais famosa de todas as bandas de música: a do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Século XX

As bandas de música se transformam em uma das mais populares manifestações da cultura nacional: onde havia um coreto, existia uma bandinha, orgulho da cidade. Nas bandas, formaram-se músicos profissionais e amadores, eruditos e populares, como Patápio Silva, Anacleto de Medeiros e Altamiro Carrilho, entre muitos outros. As bandas também foram um centro gerador de novos gêneros musicais e de um vasto repertório de chorinhos, marchas e dobrados. Com o desenvolvimento da cultura de massa, porém, esta rica e alegre tradição brasileira começou a correr sério risco de extinção. Era necessário realizar uma política de Estado que apoiasse o desenvolvimento deste trabalho: o objetivo do Projeto Bandas, criado pela Funarte em 1976.

Texto Breve Resumo - História do início das bandas no Brasil extraido do site da Funarte - www.funarte.gov.br

Nenhum comentário: